SÃO LUÍS - Qual passo deve ser dado depois da graduação? O filósofo e escritor Carlos Wagner Lima Bastos (46) resolveu dar continuidade às pesquisas iniciadas na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e produziu artigos sobre temas variados do universo filosófico. Desde que concluiu o Curso de Filosofia na Universidade, em 2005, ele emplacou 10 artigos em revistas nacionais sob o pseudônimo Jaya Hari Das, o que contribui para a divulgação da pesquisa científica desenvolvida no Estado.
Na edição de nº 4 da revista Ciência & Vida, publicada em outubro de 2006, Jaya Hari produziu o artigo “Um dançarino chamado Zaratrusta”, adaptação de um dos capítulos do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresentado à UFMA. A partir da experiência, o filósofo fundou o movimento filosófico Terapia Hari, no qual o grupo faz abordagens e discussões filosóficas em conjunto com práticas orientais, como o mantra Ioga.
Outro artigo de Hari, “A vida é bela em Schopenhauer”, foi destaque de capa da edição de nº 27 da revista Conhecimento Prático. Na publicação, ele afirma que o filósofo alemão Arthur Schopenhauer (1788 – 1860) na verdade não era pessimista, como tratado no campo científico. Sobre tais proposições, Jaya Hari explica a importância da UFMA para suas produções. “Nesses artigos eu mantenho a linha do que aprendi na Universidade”.
Já em relação à construção do conhecimento sobre a ciência filosófica, Hari conta como a graduação o ajudou: “eu já lia Filosofia antes de entrar na UFMA. O Curso me permitiu sistematizar o conhecimento sobre o assunto e sobre os autores”, ressalta.
Jaya Hari também tem publicações em outras revistas, como a Coleção Guias de Filosofia: Nietzsche, e terá dois artigos publicados em um livro sobre filósofo Friedrich Wilhelm Nietzsche (1844 -1990), a ser publicado.
Revisão Carla Morais
Lugar: Campus do Bacanga
Nenhum comentário:
Postar um comentário