quinta-feira, 30 de junho de 2011

ACONSELHAMENTO OU ACOMPANHAMENTO FILOSÓFICO?

A FILOSOFIA APLICADA AO COTIDIANO

“O escritório de Lou Marinoff em Nova York é freqüentado por uma clientela muito semelhante à que vai aos consultórios de muitos terapeutas na cidade. São homens e mulheres angustiados, com problemas afetivos e profissionais, à procura de soluções para seus conflitos. Mas quem procura o dr. Marinoff não está interessado em manter longas conversas sobre padrões de comportamento, em discutir toda a sua vida desde as primeiras lembranças da infância. Nem quer encontrar a saída dentro de um frasco de antidepressivos. Quem vai ali busca uma nova filosofia.
            Filósofo, Lou Marinoff é o principal líder, nos Estados Unidos, de uma nova corrente de pensamento que retira a filosofia do seu castelo acadêmico e a devolve ao dia-a-dia, utilizando as obras dos maiores pensadores da história para ajudar as pessoas a resolverem seus próprios problemas. No aconselhamento filosófico proposto pelo autor, Platão, Aristóteles, Kant e Kierkegaard, entre outros, são o ponto de partida para pensar em questões como conflitos amorosos, mudanças profissionais e o temor da morte.
            O movimento surgiu em 1981 na Alemanha, com Gerd Achenbach, e hoje tem seguidores, na Holanda, nos Estados Unidos, Canadá, Japão, Inglaterra, França, Israel, África do Sul e Hong Kong, entre outros países. Segundo Marinoff, os clientes são em sua maioria refugiados da terapia tradicional, pois muitas das terapias atuais não passam de “farmacologia neural”, e hoje são feitas prescrições “para pessoas que precisam tão-somente de uma discussão”.
            Mas o método de Marinoff não tem nada parecido com “leia aforismos e me ligue pela manhã”. Em Mais Platão, menos Prozac, o autor mostra como identificar um problema, expressar emoções construtivamente, analisar opções, contemplar uma filosofia que ajude a escolher e viver com a melhor opção e, por fim, resgatar o equilíbrio pessoal. Ilustrado com estudos extraídos dos principais conselheiros filosóficos, este livro demonstra a eficácia da filosofia aplicada aos problemas cotidianos, analisa como ocorreu o crescimento acelerado do aconselhamento filosófico e retoma o cerne da filosofia: cvolocar a vida em perspectiva.”

            O texto acima foi retirado do livro citado (Mais Platão, menos Prozac), no qual o autor (Lou Marinoff) expõe sua experiência pioneira no chamado aconselhamento filosófico, ou filosofia aplicada ao cotidiano.
            Meu trabalho com a Terapia Hari, apesar de enveredar inicialmente pela aplicação da Filosofia, ou melhor, dos ensinamentos filosóficos, legados pelos grandes pensadores ocidentais, não se detém simplesmente neles e não se propõe como “aconselhamento”. Mais precisamente, a T.H* se propõe como um “acompanhamento filosófico”, sustentado por um novo pensar filosófico (ao qual denomino de “novo sistema filosófico”), que vai além dessa metodologia iniciada na Alemanha e desenvolvida em toda a Europa e Estados Unidos.
            Vai além porque estabelece novos valores e novos significados a termos e expressões que, no caso do “aconselhamento filosófico”, ainda prendem o paciente a conceitos e valores errôneos e perniciosos à sua vida e à busca de solução para seus conflitos existenciais. Insisto em dizer que todas as terapias alternativas e aplicações da Filosofia, no sentido de dar qualidade à vida das pessoas e resgatá-las de seus problemas, têm seu valor e sua aplicabilidade, porém são “paliativas”. É claro que as pessoas que vivem este mundo pós-moderno (da pressa e do imediatismo) preferem um comprimido para curar a dor de cabeça a se deixar levar por todo um processo de diagnóstico e tratamento para resolução definitiva da causa da dor. Com isso, a medicina alternativa que se vê por aí ganha força e novos adeptos expressivamente.
            Para aqueles que têm pressa e não estão dispostos a rever seus valores e conceitos devo dizer que a T.H* jamais poderá ser o seu método terapêutico. Porém, para os que se propõem a uma efetiva cura de seus males existenciais e buscam novas perspectivas para suas vidas em conflito, a T.H* é, sem dúvida, a “theraphéia por excelência” para seus males.
            Portanto, se você pretende não somente a cura de sua vida, mas também o resgate de seu valor original e integral como Ser Humano, não deixe de conhecer a T.H*. O praticante/paciente da T.H* não precisa abandonar seus tratamentos já iniciados, principalmente os da medicina ortodoxa (salvo se estiverem diretamente em conflito com as novas diretrizes terapêuticas ditadas pela T.H*) e podem tirar proveito de outras práticas que digam respeito à suas crenças ou religião, mas é importante que sejam dedicados e esforçados nos exercícios e práticas que lhes forem prescritos dentro do tratamento da T.H*.
            Enfim, antes de tudo informe-se sobre a T.H* e, em seguida, solicite uma entrevista (gratuita), com dia e hora marcados, segundo sua conveniência e sem compromisso. Se, por acaso, a T.H* lhe parecer a via para o reencontro com o seu Ser Integral, não hesite, transforme-se num praticante e aguarde por seu resultados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário