terça-feira, 29 de novembro de 2011

ANIVERSÁRIO DO NOSSO FUNDADOR

UMA DATA MEMORÁVEL

 No Bhagavad Gita, Krishna (representando a Consciência Superior diz a Arjuna (representando a consciência individual) que, dos meses do ano, "Ele" é novembro e dezembro, e eis que temos a satisfação de ter conosco durante 47 novembros aquele que deu vida a este Movimento, o criador e sistematizador da Terapia Hari*, nosso diretor e fundador, o Prof. Jaya, que, exatamente hoje, completa anos.

São muitas as atividades do nosso patrono, pois ele sendo filósofo, músico, poeta, escritor e professor de língua estrangeira, atua na Filosofia, na Arte, nas Letras, na Educação etc. etc., numa incansável labuta, que faz dele um exemplo para nós, seus amigos e membros do MOFICUSHINTH*.
Estamos em festa, nesta data memorável, mas, acima de tudo, estamos em Meditação Ativa, por este momento solene, que abre as portas para um novo ciclo de grandes realizações, fazendo uma corrente de vibrações positivas, para que nossos afiliados e companheiros, a exemplo do nosso fundador, estejam sempre em MOVIMENTO ASCENDENTE.
Juntos entoamos a saudação ao nosso louvável aniversariante: Jaya Hari Das, ki jay!!!

Hj. Narada Krishna
Secretário de Comiunicação

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

JAYA: UMA VIDA EM MOVIMENTO (Parte III)

ESTUDANDO A VIDA E ENSINANDO A VIVER

Indo aos livros
Desde muito cedo, o jovem Jaya mostrou-se muito inteligente e aplicado nos estudos. Orgulho de sua mãe nas reuniões da Escola, pois sempre ouvia elogios ao filho. Nas datas comemorativas, era ele que fazia as pesquisas e delas tirava alguma frase espirituosa ou compunha um poema para ser declamado pela equipe da qual fazia parte. Era um membro disputado, pois os colegas sabiam que com ele uma boa nota estaria garantida. Passou boa parte de sua vida escolar em escola pública, até que, devido ao reconhecimento como excelente aluno, foi “alavancado” para uma escola particular. Ali, o mundo se abriu de forma extraordinária para ele. Tudo era muito diferente. A escola pública estava (e ainda está) muito aquém da disciplina e dos recursos encontrados nas escolas privadas. Logo foi reconhecido como um aluno exemplar e isso num ambiente muito mais competitivo e seleto.

Aprendendo a caminhar
Tudo parecia ir bem, até que, ainda cursando o antigo 2º Grau, sua mãe falecera. O mundo desabou – ficou imenso e desmoronou sobre ele. Foi no ano de 1982, antes que ele completasse 18 anos. Sua mãe era seu apoio, sua fortaleza; agora teria que contar com as próprias pernas – não bastavam mais uma “cabeça inteligente”, deveria ter também “pernas fortes”. O jovem Jaya seguiu em frente, pois assim deveria fazer, não havia opções. Concluiu seus estudos formais e passou a ser um “estudioso da vida”. Protelou por dezessete anos seu ingresso numa Universidade, pois preferiu cursar antes a mais completa Universidade de todas – a da Vida.

Fez vários estudos das religiões comparadas; aprofundou-se nas raízes do cristianismo e foi ali que viu todos os erros e descaminhos de uma cultura religiosa que “pesou sua mão” sobre o Ocidente, de tal forma que criou uma série de empecilhos e limitações para uma visão mais ampla das coisas espirituais. Foi nessa época que ele tornou-se membro do Movimento Hare Krishna e, consequentemente, aderiu ao vegetarianismo. Casou-se ainda na década de 1980, com 21 anos de idade apenas, e teve dois filhos. Mais tarde, filiou-se à Ordem Rosacruz (AMORC), da qual recebeu muita informação e pode aplicar muitos experimentos em sua própria vida. Dedicou-se mais e mais à prática diária da Meditação e do Mantra-Yoga. A partir daí, começou a tecer seu próprio caminho, sem saber ainda ao certo onde tudo poderia dar.

Com alunas do Curso de Inglês
Ainda na década de 1980, começou a lecionar Inglês em escolas particulares e, no início da década seguinte, já era professor de cursos de inglês. Sempre muito querido por seus alunos, ele logo se destacou entre seus colegas de profissão.Entrou na Universidade somente em 1999 para cursar Filosofia e costuma dizer que seu estudo filosófico tem dois momentos: um antes e outro depois da Universidade; enquanto cursava fazia apenas o que os professores queriam que ele fizesse, estudava somente os filósofos que eram pedidos, o que reduzia em muito suas pretensões por lá. O lado positivo da passagem pela Universidade foi a sistematização do estudo e a própria experiência universitária – o contato com os colegas e a atmosfera do ambiente.
No dia da Formatura


O Prof. Jaya diz que, na Universidade, teve poucos professores dignos de referência, talvez um ou dois, mas fora dela, os mestres foram muitos, e cita alguns: Arthur Riedel, Emile Couè, Helena P. Blavatsky, Krishnamurti, Ramakrishna, Srila Prabhupada, Swami Rama, Schopenhauer e Nietzsche. O Prof. Jaya já tirou muitas lições da Vida e diz que ainda há muito o que aprender e é com essa experiência que ele deseja partilhar com todos o resultado de tudo que tem aprendido – a Terapia Hari*.   

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

JAYA: UMA VIDA EM MOVIMENTO (Parte II)

A INFÂNCIA

Pedro e Lili
O pequeno Jaya
O Prof. Jaya é o 8º filho, dos nove que teve o casal Pedro e Lili, que, infelizmente, não está mais entre nós, neste mesmo nível existencial. O pai foi um homem rigoroso com a família, nada afeito a “modernidades” entre os filhos, porém, intimamente e consigo mesmo, era um romântico inveterado, que depois do trabalho (era contador) ia “bater-papo” com seus amigos em um boteco qualquer longe de casa, esquecendo-se do avançado das horas. Sua mãe, uma mulher religiosa e de padrões antigos, dedicada ao lar e aos filhos; não parecia ter sonhos ou objetivos a realizar na vida, satisfazia-se em ser zelosa para com os seus deveres e bondosa para com os seus entes queridos.

Quando criança, o pequeno Jaya já demonstrara traços de uma personalidade forte (geralmente, chamados de “teimosia”), apesar de não ser irriquieto – passava horas brincando sozinho no quarto ou no quintal (tão quieto, que a irmã mais velha muitas vezes, não o vendo por perto, saía a sua procurando pela casa, dizendo bem alto: “Onde está esse menino, meu Deus?”).

Seus irmãos eram seis mulheres e dois homens – estes dois também já não estão entre nós, nem participaram muito da infância do menino Jaya, devido a grande diferença de idade (dez anos a mais).

O fato é que ali, no seio daquela pacata família, nascera e criara-se este que temos a oportunidade e a satisfação de ter hoje, compartilhando seus sonhos e objetivos conosco, pondo nossas vidas em Movimento.

Prof. Jaya, ki jay!!!

Hj. Narada Krishna
Secretário de Comunicação

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

JAYA: UMA VIDA EM MOVIMENTO

NOVEMBRO EM MOVIMENTO

Nascido a 29 de novembro de 1964, o Prof. Jaya completará este mês 47 anos de uma vida de luta, onde ele mesmo se intitula "um cavaleiro solitário". Sua trajetória até aqui foi marcada por momentos inglórios que quase o fizeram ficar pelo caminho e jamais realizar o que ele vem realizando. Houve momentos de desespero e angústia,  de solidão e tristeza, de perdas e danos... Mas também houve momentos de alegria e paixão, de conquistas e vitórias, de promessas e realizações.

O que ficará registrado aqui, nesta série do blog, servirá certamente para reunir um grande material em prol de um documentário que, daqui a alguns anos, será produzido e veiculado em todo o Brasil, quiçá no Mundo, dando testemunho de um homem comum que também teve seu sonho - o sonho de criar um grande Movimento Filosófico, que fosse dado ao mundo como prova de que não podemos simplesmente avançar cientifica e tecnologicamente, relegando os ensinamentos dos grandes sábios e filósofos, como se neles nada houvesse que pudesse ser aplicado à nossa vida cotidiana; como se eles só fossem úteis para serem consultados em livros de auto-ajuda, nos momentos difíceis da vida.

O Prof. Jaya defende que a Filosofia desenvolvida no Ocidente tem como co-irmã a Sabedoria nascida no Oriente e que ambas são as colunas de sustentação de uma Humanidade mais amadurecida e mais próxima do nosso ideal. Ser um conhecedor de técnicas pode fazer de qualquer pessoa um bom profissional, um empresário próspero; ter muito dinheiro faz qualquer um realizar coisas na vida que a maioria dos homens não pode realizar; mas nada disso é perene o suficiente para seres que estão condenados à Eternidade, retornando à Existência de encarnação em encarnação, num jogo em que o destino joga dados e cartas que só têm dois resultados - fortuna ou infortúnio. Caso o conhecimento e a sabedoria não sejam acrescentados à vida dessas pessoas, aquilo que outrora fora uma existência feliz, pode simplesmente descambar para um oceano de dissabores e ondas perigosas.

Há mais de 10 anos, o Prof. Jaya criou a Terapia Hari* e até hoje a vem sistematizando e desenvolvendo, para que tenha melhor e maior aplicabilidade na vida de qualquer pessoa que dela necessite. A T.H* é, como ele próprio diz, igual a qualquer ferramenta ou instrumento que se tem em casa: guarde consigo, pois quando você precisar usá-la, ela estará lá.

Bem, iniciamos assim a parte introdutória desta série "JAYA - UMA VIDA EM MOVIMENTO". Esperamos desta forma estar conferindo uma homenagem àquele que pôs também nossas vidas em MOVIMENTO. 

Hj. Narada Krishna
Secretário de Comunicação

domingo, 6 de novembro de 2011

CAMPANHA "DIA DAS DAS CRIANÇAS" (ENTREGA DE DONATIVOS)


ENCERRAMENTO DA CAMPANHA “DIA DAS CRIANÇAS”
 
 Ontem (05/11), encerramos a Campanha “Dia das Crianças”, entregando donativos no LAR POUSO DA ESPERANÇA, na Cohab.
Foram brinquedos para meninos e meninas, roupas para crianças e adolescentes e caixas de chocolate para todos.

Quem nos recebeu foi a secretária da Instituição que cuida de crianças e adolescentes, a Srta. Daniele. Fomos muito bem recebidos e agora o Lar Pouso da Esperança está cadastrado, entre as instituições que serão abrilhantadas com nossas campanhas e eventos, para receber, sempre que possível, o nosso apoio e colaboração.



A jovem Sandy (Cruzeiro do Anil)foi sorteada e ganhou um belo presente. Assim também aconteceu com Yago (Cidade Operária), sorteado com uma pizza com refrigerante.



Entre os destaques do evento temos: Hj. Roseline Cardosos, nossa coordenadora, que se encarregou de selecionar, embrulhar e comprar as coisas necessárias para a entrega dos donativos; Hj. Fernando, nosso motorista oficial, que levou conosco as doações e o Prof. Jaya, diretor do MOFICUSHINTH*, idealizador da Campanha e quem foi em busca de colaboradores para ela.


Entre esses colaboradores, destacam-se: o empresário Eloy Melonio, do YES – Your English Course; Sales, da Pizzaria New Pit Stop; e Marcelo, do Frango Dourado. Houve ainda alguns amigos que fizeram doações em dinheiro ou roupas, mas que preferem ficar no anonimato, apenas no sentimento de poder colaborar.



Como disse, ontem foi um dia de encerramento de Campanha, mas foi também o dia que marcou a 1ª Campanha que o MOFICUSHINTH* promoveu, sendo, no entanto, a primeira de muitas outras.


A todos, os nossos agradecimentos e a nossa consideração. Esperamos poder sempre contar com a ajuda desses maravilhosos colaboradores, pois precisamos sempre de mais apoio para por a vida em MOVIMENTO!


MUITÍSSIMO OBRIGADO!!!

Hj. Narada Krishna
Secretário de Comunicação