terça-feira, 25 de setembro de 2012

O ESTILO MITOPOÉTICO DE NIETZSCHE

                                                      PROF. JAYA E NIETZSCHE: 
        UMA PARCERIA QUE DÁ CERTO

Desde 2006, o Prof. Jaya vem escrevendo artigos para várias revistas nacionais de Filosofiae e Espiritualidade. Tudo começou com "Um dançarino chamado Zaratustra", publicado na revista Ciência & Vida - Filosofia Nº04, pela Editora Escala. Dali em diante, ele emplacou artigos em mais quatro revistas, de três editoras, a saber: Planeta (Editora Três), Grandes Temas do Conhecimento - Filosofia (Mythos Editora), Sexto Sentido (Mythos Editora) e Conhecimento Prático - Filosofia (Editora Escala).

A maioria de seus artigos tratam da obra do filósofo alemão Friedrich Wilhelm Nietzsche. Isto porque o Prof. Jaya se considera um "especialista" nas obras desse filósofo, tendo se baseado nelas para escrever sua monografia de conclusão no Curso de Filosofia da Universidade Federal do Maranhão - UFMA. No entanto, curiosamente, as duas capas que conquistou em uma dessas revistas não foram com artigos sobre aquele filósofo, e sim sobre Arthur Schopenhauer ("A vida é bela em Schopenhauer" e Immanuel Kan ("Immanuel Kant, um divisor de águas").

Agora, mais uma vez, o nosso diretor volta às bancas de revista de todo o Brasil na edição de nº38 da Conhecimento Prático - Filosofia, com o artigo "O estilo mitopoético da loucura", no qual ele trata do estilo aforismático usado por Nietzsche, em quase todos os seus livros, o que fez do filósofo alemão um diferencial dentro da Filosofia, que nos últimos séculos tem exigido um estilo mais rigoroso e menos poético.
O texto do Prof. Jaya é de fácil compreensão, sendo ainda muito útil para aqueles estudantes e/ou apreciadores da Filosofia do "homem-martelo" que têm dificuldade em apreender o teor de sua obra devido exatamente ao estilo mitopoético.

Aos leitores da revista desejamos uma boa leitura e ao nosso diretor, nossos PARABÉNS!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário