VIDYA YOGA E MOFICUSHINTH
O Vidya Yoga Ashram, uma organização não-governamental de
ensino e pesquisa da arte, filosofia e terapia da Índia, foi fundado no Brasil
em 1980. Seu patrono é Shri Swami Vyaghrananda Pashupáti Bhagwan.
Em entrevista a Gilberto Schoereder, para a revista Sexto
Sentido (Mythos Editora), a suprema presidenta mundial, Kamala Devi, e o
vice-presidente, Vyaghra Yogi, falam sobre o Vidya Yoga Ashram, sua postura,
crenças e ensinamentos.
Aqui, selecionamos os pontos que encontramos em concordância
com as diretrizes e ensinamentos do MOFICUSHINTH, enquanto filosofia e prática.
Os adeptos do Vidya Yoga são pessoas que, unidas em
fraternidade e mútua amizade, “buscam em suas meditações e empirismos o
conjunto de princípios básicos em que se fundamenta o seu sistema filosófico”,
além do que, “declaram-se partidários e colaboradores da Declaração Universal
dos Direitos Humanos e da Liberdade para todos os povos”.
ENTREVISTA:
SEXTO SENTIDO: Qual a postura do Vidya Yoga Ashram diante das
diferentes práticas de yoga existentes hoje no Brasil e no mundo?
VIDYA YOGA: [...] Acreditamos que a grande maioria utiliza o
nome yoga de forma imprópria, pois não sabe o que é. Para nós, yoga é somente
10% físico, pois precisamos manter nosso veículo em ordem: o restante é mental,
emocional, espiritual. A busca do desenvolvimento espiritual é individual.
[...] Os Vidya Yogis acreditam que tudo no universo é
energia, e que esta energia cósmica é imanente e transcendente a todas as
coisas e criaturas. Os seguidores e praticantes [...] são livres-pensadores não
vinculados ao conceito ocidental de Deus. [Consideram] Deus como Brahman,
Absoluto, Realidade Absoluta, eterna, infinita e universal; como a Causa
Primeira de todas as coisas; como Consciência Cósmica, enfim, como a Grande Lei
que estabelece e mantém a harmonia dos cosmos e dos universos. [...] acreditam
que o universo submete-se a ciclos de criação, preservação, destruição e
dissolução intermináveis; acreditam em várias dimensões espirituais, que podem
ser chamadas de planos densos, sutis e causais da existência de todos os seres
vivos; acreditam que espírito e matéria são dois pólos de uma única força. O
purusha (alma) que habita o interior do homem é perfeito, e busca desenvolver a
matéria, prakriti, para atingir seus objetivos finais: samádhi, a iluminação da
consciência. Acreditam no karma como lei individual de causa e efeito, [...]
pela qual cada homem define seu próprio destino pelos seus pensamentos palavras
e atitudes.Acreditam no dharma (lei ou dever) individual e coletivo. Acreditam
no samskára que é o ciclo de nascimento, vida e morte, também chamado de Roda
da Vida (Ayurchakra). Acreditam no ákasha como o registro coletivo de todas as
experiências da humanidade; acreditam que o homem reencarnado evolui sua
estrutura material de muitos nascimentos e mortes, até todos os seus karmas
serem completamente resolvidos; [...] acreditam que os períodos da vida humana
para seu amadurecimento natural e equilibrado são desenvolvidos de 7 em 7 anos,
começando os ciclos no corpo energético (7 anos), depois no emocional (aos 14),
depois no corpo físico (aos 21), depois no corpo mental superior (aos 35),
depois no intuicional (aos 42) e finalmente no corpo espiritual (a partir dos
49 anos de idade), até atingir sua emancipação como ser humano (70 anos); [...]
acreditam que o homem possui sete invólucros ou veículos, que são: corpo físico
(Sthula Sharira); corpo energético (Lingam Sharira); corpo emocional (Kama
Sharira); corpo intuicional (Buddhirupa); corpo espiritual (Purusha); [...]
acreditam que há infinitos planetas que suportam a vida em todo o cosmos. O
planeta Terra é um destes. No sistema solar em que vivemos, este planeta é o
mais rico e mais completo, com todos os elementos e suas combinações físio-químicas
[...].
Bem, o que nós deste Movimento podemos acrescentar, como
esclarecimento ao que denominamos de “concordância”, é que determinadas
nomenclaturas e conceitos, aqui e ali, são um pouco diferentes, entre os deles
e os nossos. Porém, isso não chega a ser um fator de discordância, mas, talvez,
de interpretação, uma vez que nós também fomos beber nas fontes orientais do
Yoga, dos Vedas, dos sábios budistas e hindus, e noutras.
Na verdade, há muito mais em comum do que contrário, além do
que o fundamental é divulgar a boa filosofia, de tal forma que ela seja
exercida pelo maior número de seres humanos, para que uma consciência mais
elevada abarque toda a Humanidade e promova o que todos nós queremos: UM MUNDO
MELHOR!
Nenhum comentário:
Postar um comentário